Se o seu objetivo é buscar tranquilidade, paz e um turismo mais romântico, integrativo com a família, crianças, esposa e unir tudo isso aos benefícios de conseguir frequentar fontes de água mineral naturais, então Serra Negra, no interior de São Paulo, é a melhor opção para você.

Muitas pessoas gastam fortunas em spas, resorts, passeios caríssimos de águas termais, sendo que aqui, no interior de São Paulo, a gente tem uma opção perfeita que tem praticamente tudo isso, porém, em alguns casos, com custo zero.

Como já é de se imaginar, Serra Negra é uma cidade que fica em volta de montanhas e esse visual completa todo o cenário perfeito para momentos de turismo e lazer, mas com um nível altíssimo de tranquilidade e paz de espírito.

Embora o território de Serra Negra seja consideravelmente extenso, a cidade tem aproximadamente 30.000 habitantes, ou seja, é uma cidadezinha compacta em que todo mundo se conhece, em que as ruas são estreitas e você vai sentir aquele prazer gostoso de andar pelo centro ou até mesmo pelas ruas mais afastadas, sentindo que está realmente dentro de uma cidade do interior. Mas não ache que esse interior significa que você estará no meio do mato. Pelo contrário, Serra Negra é uma cidade preparada de fato para o turismo, então ela conta com diversas opções para você que está vindo para o interior do estado de São Paulo passar um final de semana, um feriado ou até uma temporada um pouco mais longa.

Em Serra Negra, no interior de São Paulo, a principal atividade é o turismo. Existem, claro, outras atividades adjacentes, como o cultivo do café, a produção de vinho e a produção de queijos. Essas atividades acabam sendo um complemento do pacote turístico de toda pessoa que vem conhecer Serra Negra.

Pontos Turísticos

Teleférico de Serra Negra

O Teleférico de Serra Negra, que tem uma vista ampla de praticamente toda a cidade, tem mais de 50 anos e liga o centro de Serra Negra ao Pico do Fonseca, que é um dos pontos mais altos da cidade. Quando os visitantes chegam no topo do Pico do Fonseca, eles vão se deparar com a réplica da estátua de Jesus Cristo, bem similar àquela do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. Mas fique ligado: andar de teleférico não é para qualquer um. A altura aproximada que o teleférico de Serra Negra alcança é de 1.100 m. Isso significa que, se você tem problemas com altura ou sofre de labirintite, então talvez esse passeio não seja adequado. Porém, fique tranquilo quanto à segurança, pois todo o teleférico é preparado para prover segurança aos seus visitantes. Quanto a esse critério, você não precisa nem se preocupar.

Disneylândia dos Robôs

O nome pode parecer estranho ou até emblemático para algumas pessoas, mas esse parque temático, construído por Enoch de Oliveira, oferece uma infinidade de robôs autônomos construídos à base de sucata, que executam uma série de tarefas, tanto aquelas mais triviais do dia a dia quanto as educacionais. Essa é uma excelente oportunidade, principalmente para levar a criançada para conhecer esse cenário mais tecnológico, high tech, de uma maneira descontraída e lúdica, e quem sabe até começar a despertar dentro da criançada esse desejo de conhecer mais sobre robótica, computação e programação de robôs.

Mas não ache que a Disneylândia dos Robôs é só para criançada. Na verdade, a maior parte do pessoal que realmente usufrui dessa visita são os pais dos pequenos. Você precisa ver como um homem adulto é capaz de parecer uma criança quando fica em meio a essa infinidade de robôs autônomos. Na Disneylândia dos Robôs, aqui em Serra Negra, esse passeio tem que constar no seu itinerário. Não venha para Serra Negra se não estiver disposto a conhecer a Disneylândia dos Robôs.

Fonte Santo Agostinho

Começamos a falar sobre Serra Negra justamente comentando a respeito das fontes de água naturais. Aqui falaremos especificamente da Fonte Santo Agostinho, que, dentre várias fontes disponíveis na cidade de Serra Negra, é uma das mais visitadas. Ela conta com características bastante interessantes, como águas terapêuticas e também a possibilidade do visitante beber água diretamente da fonte. E sim, antes que você pergunte, a água é totalmente confiável. Ela vem direto da nascente, o que faz com que sua qualidade seja altíssima, totalmente livre de impurezas, e você pode beber à vontade. Mas se você não quiser ingerir água diretamente da fonte, pode simplesmente aproveitar e desfrutar de todo o espaço natural envolto na Fonte Santo Agostinho, além, claro, de aproveitar os benefícios das fontes terapêuticas. Depois, você volta aqui no site para dizer o que achou.

Parque Fonte São Luís

Se você segue um estilo um pouco mais esportista, gosta de trilhas, caminhar em meio à natureza, então o Parque Fonte São Luís pode ser uma excelente opção para você e para sua família. O espaço conta não apenas com trilhas, mas também com uma ampla área de lazer para você fazer um piquenique bem naquele estilo americano: colocar a toalha no meio do gramado, colocar as guloseimas sobre a toalha e passar horas a fio desfrutando de toda a natureza e todos os benefícios que o Parque Fonte São Luís consegue te oferecer. Por ser um espaço um pouco mais amplo, o Parque Fonte São Luís também tem espaço para a realização de eventos, então será bastante comum, durante a sua estadia ou passagem pelo local, ver alguns eventos sendo promovidos pela prefeitura da cidade ou por alguma organização externa. E, obviamente, se estamos falando de Serra Negra, com certeza no Parque Fonte São Luís existem também as fontes de água mineral, que têm suas propriedades terapêuticas, então não deixe de conferir.

Alto da Serra

O nome por si só já diz bastante coisa, não é mesmo? Esse é o ponto mais alto da cidade, fica a aproximadamente 200 m além do Pico do Fonseca, que comentamos agora há pouco, quando falamos a respeito do teleférico de Serra Negra. Já marque esse aviso: você estaria cometendo um sacrilégio se fosse a Serra Negra e não visitasse o Alto da Serra. Lá é um lugar perfeito e ideal para você tirar fotos e registrar momentos incríveis dessa viagem para a Serra Negra. Em decorrência da altura do local, é possível avistar várias cidades ao entorno de Serra Negra e, obviamente, você terá uma visão ampla, praticamente 360°, de toda a cidade. Uma prática bastante recorrente na região, além das caminhadas e trilhas, que é algo bastante tradicional e trivial para quem vai até o Alto da Serra, é a observação de pássaros. Caso esse não seja o seu foco principal, fique tranquilo ou tranquila, porque, além dos pássaros, você terá uma natureza exuberante para observar. Acredite, você não vai ficar sem ter o que fazer.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

A igreja, como já é de praxe, fica localizada no centro da cidade e foi construída no século XIX. É um lugar voltado à devoção, à tranquilidade, à paz e ao acalento espiritual. Será bastante comum você ouvir o serra-negrense usando a igreja como referência, afinal, além de ficar no centro da cidade, é um ponto que toda a população obrigatoriamente conhece. E você, turista que vai conhecer Serra Negra, também precisa colocar a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário no seu itinerário para quando estiver passando alguns dias na cidade. Aqui, eu quero que você preste bastante atenção: nós estamos falando sobre religião, estamos falando sobre história, Brasil, momentos de reflexão e, principalmente, sobre aproveitar a vida. Então, uma visita à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Serra Negra, não tem uma ligação direta com suas crenças, mas sim com saber desfrutar de todo o acervo histórico, que tanto vai enriquecer o seu conhecimento enquanto bom viajante.

Gastronomia

Serra Negra tem uma gastronomia bastante rica, principalmente pela influência italiana, então já vá sabendo que pratos com massas e molhos de lamber os beiços vão ser algo trivial na sua visita à Serra Negra.

A gente não pode esquecer também aquelas 3 características que comentamos agora há pouco: o café, os vinhos e os queijos. Na sua visita a Serra Negra, obrigatoriamente você precisará experimentar essas 3 iguarias que são produzidas na região. Quando for tomar um café, procure sempre por um café especial em grãos moído na hora. Você vai comparar a diferença de um café especial moído na hora com aqueles cafés tradicionais de mercado. Acredite, as chances de você nunca mais querer tomar um café de mercado são enormes. Existem poucas combinações que casam tão bem quanto queijo e vinho. Juntando ao clima de Serra Negra, você precisa experimentar essa combinação em algum lugar paradisíaco, olhando o pôr do sol. Acredite, vai ser uma das cenas mais marcantes da sua vida.

Mas não é apenas isso que Serra Negra tem a oferecer. Algumas comidas características, inclusive caipiras, são grandes destaques da cidade. Veja uns exemplos:

Feijão Tropeiro: um dos pratos mais tradicionais de Serra Negra é o Feijão Tropeiro, preparado com aquele feijãozinho cozido na hora, farinha de mandioca, linguiça, carne de porco, ovos, vários temperos e, claro, o toque especial que só Serra Negra consegue dar à sua gastronomia. Isso vai gerar um prato tão saboroso que você vai querer levar essa receita para continuar comendo na sua viagem de retorno à sua casa.

Frango com Polenta: embora você possa imaginar que esse tipo de prato é típico aqui do Brasil, principalmente das regiões Norte e Nordeste, surpreenda-se agora. Este prato tem origem italiana. Em Serra Negra, você vai encontrar diversas opções, com os mais variados valores e acompanhamentos para experimentar essa iguaria. Pode colocar no seu roteiro visitar algum restaurante que ofereça Frango com Polenta. Geralmente, os acompanhamentos para esse prato são molho de tomate e queijo. Afinal de contas, a cultura italiana prevalece por trás de toda a gastronomia, e aquele molhinho de tomate preparado na hora com aquele queijo fresco ralado e adicionado a uma polenta cremosa jamais poderiam ser deixados de lado.

Algumas empresas locais, como forma de oferecer uma atração extra aos seus turistas, possibilitam que os visitantes de Serra Negra tomem um café da manhã completo sobre as montanhas. E, considerando que Serra Negra tem como um dos seus principais produtos cultivados o café, não tinha como ser diferente. Agora, imagine você numa linda manhã de sol, em uma cidade montanhosa, tomando um belo café da manhã e vendo a alvorada surgir lentamente entre as montanhas. Você precisa passar por essa experiência.

Um outro destaque que deve ser comentado a respeito de Serra Negra é quanto às geleias, frutas cristalizadas e compotas dos mais diversos sabores. Só cuidado com os quilinhos, porque você vai ficar tão viciado ou viciada em degustar essas iguarias de Serra Negra que talvez volte para a sua casa com uns quilinhos a mais.

E anote aí: você precisa passar pela experiência de tomar um vinho totalmente artesanal, diferente dos grandes vinhos produzidos em alta escala por grandes distribuidores e fornecedores em todo o mundo. Geralmente, esses vinhos passam por um processo industrial que acaba perdendo um pouco daquele toque, cuidado e carinho do produtor. Aqui em Serra Negra, você poderá desfrutar da experiência de saborear um vinho produzido em baixa escala por produtores locais. E sim, Serra Negra se destaca também por sua rede enorme de vinícolas e plantações de uva, que você pode visitar caso tenha autorização dos produtores para adentrar no local. Essas visitas geralmente são guiadas e permitem que você deguste frutas durante o passeio.

Distribuídas pela cidade, você vai encontrar diversas cantinas italianas, além de pizzarias, restaurantes e algumas lanchonetes. O ideal é ir para Serra Negra com o pensamento de que você vai fugir do tradicional. Então, não espere encontrar grandes redes de fast food ou marcas soberanas de vários segmentos. Pelo contrário, você vai encontrar empresas locais com produtos únicos, exclusivos, produzidos na região, que vão conquistar o seu paladar e o seu desejo de voltar a Serra Negra.

E é óbvio que você precisa conhecer o mercado e a feira local da cidade. Afinal de contas, não tem como visitar Serra Negra e voltar para casa de mãos abanando. No Mercadão de Serra Negra, você pode comprar tanto alimentos quanto artesanato local.

Clima em Serra Negra

Dependendo da estação do ano, você encontrará um clima diferenciado, então é recomendado que você planeje sua visita com antecedência e esteja preparado para o clima de acordo com o período escolhido.

Para facilitar sua viagem, segue um breve resumo do clima de Serra Negra durante o ano:

Verão em Serra Negra: no verão, as temperaturas geralmente variam de 18°C a 28°C. Ou seja, dificilmente você encontrará um clima muito quente ou abafado, pois as montanhas da cidade já tratam para que isso não aconteça. De contrapartida, vai ser comum aquelas chuvinhas de surpresa no meio do dia, principalmente no fim de tarde. Na prática, isso é até um complemento positivo que ajuda a composição da cidade a ficar mais agradável ainda.

Serra Negra no Outono: aqui as temperaturas começam a abaixar um pouco, ficando, geralmente, na faixa dos 15°C a 25°C. E como a temperatura é mais baixa, a incidência de chuvas é menor, embora o clima esteja mais frio. Particularmente, recomendo visitar Serra Negra em estações mais frias, como o outono, pois o frio completa o cenário gostoso que a cidade tem a oferecer.

Serra Negra no Inverno: aqui já estamos em um outro patamar de temperaturas! Geralmente, os termômetros ficam na casa dos 10°C a 20°C. Ou seja, as experiências de hospedagem em chalés com lareira ficam ainda mais intensas. Se conseguir opções de hospedagem em Serra Negra, com banheira de hidromassagem e com vista para as montanhas, aproveite, pois será uma experiência fora do comum! Esse período também é ideal para fazer passeios e visitar as cantinas que oferecem queijos, fondues, caldinhos e outras iguarias com a característica marca italiana.

Primavera em Serra Negra: na primavera, as temperaturas ficam entre 15°C e 25°C. É uma das estações que vai fazer seus olhos brilharem com a exuberância que a cidade tem a oferecer. É um período muito agradável para fazer trilhas e explorar os pontos turísticos naturais que comentei anteriormente.

Opções de Hospedagem em Serra Negra

Onde ficar em Serra Negra não será uma dificuldade, afinal, a cidade conta com uma série de opções que cabem em todos os bolsos. Dependendo de suas preferências, Serra Negra vai te oferecer uma série de comodidades em hotéis, pousadas e chalés.

Como a cidade tem um clima bastante agradável na maior parte do ano, você acaba tendo uma diversidade enorme de opções e com certeza ao menos uma vai te agradar! Rs Para conferir a lista de hospedagens disponíveis em Serra Negra, dá uma olhadinha nessas recomendações que coloquei aqui abaixo com ofertas por tempo limitado.

About Author
marciosantos
View All Articles
Check latest article from this author !
Manaus  

Manaus  

fevereiro 15, 2025
Belo Horizonte – Cidade Jardim  
Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

janeiro 20, 2025

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts