Salvador, terra da alegria, Capital da Bahia, fundada em 29 de março de 1549 é uma das cidades mais antigas do Brasil. Sua população é de aproximadamente 2.417.678 habitantes de acordo com o censo de 2022.
Com uma área total de 693,442km², fazendo fronteiras com as cidades: Lauro Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Salinas da Margarida e a Ilha de Itaparica.
Salvador tem um clima tropical úmido, com temperaturas elevadas na maior parte do ano, as temperaturas mínimas chegam a 20ºC e máximas de 35Cº.
Salvador é uma cidade turística, para quem procura calor no ano inteiro, para quem gosta de muita praia, música, diversão e alegria.

Como chegar em Salvador
Salvador, terra da alegria, está localizado no litoral norte da Bahia, nordeste do Brasil, está a 366km de Sergipe, 1144km de Brasília e ainda mais longe do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mas não se preocupe, Salvador tem aeroporto.
Caso sua viagem seja de avião, o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, fica na saída norte da cidade, tem voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Seguro e outras capitais.
O aeroporto de Salvador fica próximo as praias, 10km das praias do norte. Agora para ir até o centro de Salvador, o melhor é pegar um táxi ou UBER, as tarifas podem variar de R$45,00 até uns R$70,00. Outra forma de sair do aeroporto seria usando o metrô e depois pegar ônibus para o centro.
O que fazer em Salvador
Salvador, terra da alegria, é uma ótima pedida não só no carnaval, época em que a cidade fica superlotada, mas em qualquer época do ano. A cidade turística de Salvador tem praias lindas, museus, igrejas históricas, o pelourinho e é lógico que uma gastronomia bem diferenciada com seus acarajés, moquecas e comidas para lá de temperadas e apimentadas.
Carnaval de Salvador
O Carnaval de Salvador é a maior festa popular do mundo, o som eletrizante dos trios elétricos anima os 4 cantos: Osmar (Avenida), Dodô (Barra – Ondina), Batatinha (Centro Histórico) e Arena Fonte Nova. O Carnaval de Salvador atrai multidões, são muitos foliões baianos e turistas, são cerca de 230 entidades em 11 categorias e ocupando um espaço de 25km de muita diversão e alegria.

Praias
Começando pelas praias, as mais distantes do centro de Salvador, são as melhores praias, normalmente ficam mais perto do Aeroporto. A praia Stella Maris, fica a 10 minutos de carro do aeroporto, localizado ao Norte de Salvador, essa praia possui uma areia linda, de cor dourada, uma maré limpa e água quente, às vezes até se encontra piscinas naturais. Uma praia meio privada e bem tranquila.
Praia do Flamengo, bem próxima a Stella Maris, são praias bem parecidas, destaque para uma área para surfistas, sem impedir os banhistas de aproveitarem o mar, outro destaque são as barracas bem equipadas com os guarda-sóis e espreguiçadeiras.
Praia do Itapuã, cercada por coqueiros, um mar calmo, areia macia. A vista é linda, possui construções marcantes como a Estátua da Sereia de Itapuã ou o Farol de Itapuã. Em algumas épocas do ano a praia também forma piscinas naturais.
A praia do Porto da Barra, essa praia, diferente das outras, não fica no norte de salvador, fica próximo ao centro, não é muito grande, sua orla são de 600m de areia. Mas é procurada por todos os turistas pela bela vista que dá à Baía de Todos os Santos e pelo pôr do Sol que é um show à parte. A praia vizinha Farol da Barra também é muito procurada por seu Farol enorme e vista linda para tirar fotos.



Pelourinho
Conhecido por ser o centro histórico de Salvador, não tem como ir à Capital baiana e não passear no Pelourinho, um lugar com muita cultura e história. Às vezes dá uma sensação de tristeza, pois nessas ruas contam a história da colonização portuguesa e de muita escravidão, são casas e mais casas antigas, construções históricas e reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Prepare-se para caminhar muito, já que tem lugares que não tem como acessar de carro.



Elevador Lacerda
Não tem experiência mais incomum e ao mesmo tempo única do que descer da Cidade Alta para Cidade Baixa, o Elevador Lacerda, primeiro elevador urbano do mundo, conecta o centro histórico ao bairro do comércio. Se for um final de tarde ou início de uma manhã ainda dá pra tirar uma bela foto da paisagem.

Farol da Barra
Um dos mais belos pontos para turistas, o Farol da Barra é um ícone da história de Salvador, a torre possui 22m de altura e foi instalada em 1839. No Farol da Barra, encontra-se o Museu Náutico da Bahia, onde estão vários objetos que contam a relação do Mar com a Bahia. No local há também cafeterias e lanchonetes com música ao vivo. A visita ao Farol é paga.

Igrejas de Salvador
Conheça as igrejas de Salvador, sim são muitas, é quase impossível visitar todas, mas dedique um tempo para visitar as igrejas, são importantes construções históricas, lindas para se fotografar. Cito algumas como: Basílica Nosso Senhor do Bonfim, Catedral Basílica de Salvador e a Igreja e Convento de São Francisco.



Onde comer em Salvador
A culinária baiana é bem popular e cheia de temperos, a famosa frase: “quente ou frio” era muito utilizada para indicar se a comida é com ou sem pimenta. Mas hoje os baianos já fazem tudo à parte, a gosto do cliente, seus temperos e molhos especiais.
O Acarajé da Dinha é um dos principais lugares para se comer acarajé, localizado na Rua João Gomes, 25, Largo de Santana – Rio Vermelho. É um dos mais famosos lugares, é tão importante que o Largo de Santana já é conhecido como Largo da Dinha. Acarajé é um prato típico da Bahia, sua origem vem da África, onde Acará significa Bola de Fogo e Jé significa comer.
Restaurante da Donana, especializado em Moquecas, o lugar fica longe da orla e dos bairros mais turísticos, mas faz muitos turistas ir até lá. As porções são enormes e não falta dendê e coentro. Localizado na Avenida Teixeira Barros, s/n – Centro dos Comércios – Brotas.
Para degustação, tem o Restaurante: Origem são pratos criados mensalmente por seus chefs famosos. Destaque para o Black Angus, com moussoline de cenoura, mil folhas de aipim, abobrinha, quiabo e couve frita. Localizado na Alameda das Algarobas, nº74 – Pituba, Salvador.
O Restaurante da Dona Mariquita é inspirado no terreiro de candomblé, é incrível como consegue representar a cultura baiana com seus pratos coloridos e cheios de sabor. Destaque para o catado de palmitos de jaca, o efó, o Pudim de Leite com fava de Aridã e o arroz de coco com molho de camarão.




Onde se Hospedar em Salvador.
Existem muitos hotéis em Salvador, é uma rede muito ampla, já que a cidade é turística e abriga pessoas do mundo inteiro. Dividindo em 3 faixas de preço, econômica, intermediária e classe alta, aqui ficam algumas dicas:
Econômica
Ibis Salvador Rio Vermelho, Hotel Pedra da Concha, Pousada Charme Fonte do Boi, American Towers Hotel, Intercity Salvador, Hotel Verde Mar e Real Classic Bahia.
Intermediário
Hotel Villa Bahia, Pousada Solar dos Deuses, Hotel Bahia do Sol, Grande Hotel da Barra, Viver Bahia Pousada, Vila Galé Salvador, Novotel Salvador Rio Vermelho.
Classe Alta
Canto Hotel, Wish Hotel da Bahia, Aram Yamí Boutique Hotel, Hotel Fasano Salvador, Fera Palace Hotel,