Se você é uma pessoa aventureira, totalmente vidrada em turismo de aventura, adrenalina e tudo muito voltado ao ambiente 100% natural, se liga neste artigo, porque aqui vou explicar para você detalhes sobre a cidade de Brotas, no interior de São Paulo. Uma cidadezinha que não é nem muito grande nem muito pequena, mas é perfeita para que você consiga se expressar com altos momentos de aventura, descanso, lazer e tranquilidade também.
É até estranho imaginar que uma cidade com pouco mais de 24.000 habitantes seja capaz de proporcionar tanto turismo, tanto lazer e tanta aventura ao mesmo tempo. Mas Brotas é uma cidadezinha pequena, porém com grande potencial para aqueles que querem realmente viver momentos de total aventura. Então, vamos para os detalhes sobre a cidade de Brotas, o turismo na cidade de Brotas e o que fazer na cidade de Brotas, no interior de São Paulo.
A gente vai começar falando, é claro, das cachoeiras que existem em Brotas. Brotas tem várias cachoeiras, e todas são realmente fantásticas. Alguns bons exemplos são a Cachoeira do Astor, a Cachoeira do Saltão e a Cachoeira do Martello. Essas cachoeiras são ideais para que você que curte adrenalina e elas meio que forçam a fazer trilhas até chegar lá, ou seja, é o ambiente propício para amantes da natureza.
Nas cachoeiras (falaremos detalhes mais adiante) é possível fazer piqueniques, juntar os amigos, namorada, esposa, filhos e tirar um momento de lazer no decorrer do dia, no período da manhã, quando o sol está mais ameno, ou até mesmo no final da tarde. Só cuidado com os insetos, como borrachudos, ou seja, você tem que ir preparado para esse tipo de situação, principalmente se você for ficar em um lugar com mais árvores. Se você estiver em um lugar mais exposto ao sol, esse problema acaba sendo um pouco amenizado.
Cachoeira do Saltão
A Cachoeira do Saltão tem aproximadamente 75 metros de queda. Para chegar lá, só através de trilhas, é claro. Você tem que saber nadar porque qualquer lugar que tenha água, não precisa propriamente ser uma cachoeira, requer que você tenha o mínimo de conhecimento de natação para não correr nenhum tipo de risco. Ela fica bem próxima à cidade e é fácil de chegar, pois todo o caminho é muito bem sinalizado com placas.

O primeiro passo é conseguir chegar à trilha e a partir daí, é só ir seguindo as orientações que vão te levar à Cachoeira do Saltão. Desse ponto em diante, só “deixe acontecer naturalmente” e comece a desfrutar de momentos maravilhosos de lazer!
Cachoeira do Astor
A Cachoeira do Astor tem aproximadamente 25 metros e você pode aproveitar o grande espaço que ela tem para fazer canoagem, trilhas e, é claro, altos mergulhos. O legal é que a Cachoeira do Astor é cercada por vegetação nativa de realmente tirar o fôlego. Estou falando sério! Isso é perfeito para você que gosta de tirar fotos para o Instagram, compartilhar com os amigos.

Cachoeira do Martello
Agora vamos falar da Cachoeira do Martello. Essa cachoeira é uma das menores de Brotas, com aproximadamente 12 metros. Para chegar nela, você vai cruzar algumas trilhas que são um pouco mais leves e tranquilas de trafegar. Ela conta com amplo espaço de lazer e mergulho. Essas características da Cachoeira do Martello fazem dela a cachoeira ideal para pessoas que vão com crianças, porém deve-se tomar cuidado com a queda d’água e também com as pedras escorregadias.

Se você tem um filho pequeno, uma filha pequena, ou vai levar um grupo de crianças ou adolescentes, ela é a cachoeira ideal (com as devidas precauções que já foram comentadas); porém, quando aos pontos positivos, deve-se ressaltar que o acesso à cachoeira é muito fácil, já que ela é próxima à cidade; além disso, a queda dela não é muito grande, apenas 12 metros. Isso dá uma certa tranquilidade para deixar a criançada livre, brincando e se divertindo durante o dia, enquanto você também se diverte sem aquele medo de que algo possa acontecer.
O espaço em torno da Cachoeira do Martello é perfeito para descansar, montar uma barraquinha de camping, uma rede ou uma toalha para piqueniques. É um ambiente perfeito para toda a família, uma característica que só se encontra na Cachoeira do Martello.
Cachoeira da Roseira
A Cachoeira da Roseira mede aproximadamente 55 metros, e a galera curte fazer turismo de aventura lá, praticando rapel, trilhas e, é claro, muito mergulho. Ela é bastante procurada por quem curte esportes de aventura. Afinal, rapel é só para quem não tem medo de altura. Se você é um desses amantes de esportes mais aventureiros e ousados, a Cachoeira da Roseira é ideal para você visitar durante seu tour pela cidade de Brotas.

Cachoeira do Cassorova
A Cachoeira do Cassorova pode ter um nome estranho, mas o ambiente é realmente lindo. Vale muito a pena conhecer. Ela tem uma queda de aproximadamente 60 metros, e para chegar lá você pode seguir algumas trilhas, muitas das quais são guiadas. A Cachoeira do Cassorova também é muito utilizada para a prática de rapel, competindo com a Cachoeira da Roseira. Coloque na sua lista de aventuras para encarar este ano: a Cachoeira da Roseira e a Cachoeira do Cassorova.
Cachoeira dos Quatis
A Cachoeira dos Quatis é perfeita para levar a família e a criançada, passar momentos relaxantes, principalmente de manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais tranquilo. Ela tem aproximadamente 15 metros de queda e é ideal para piqueniques, mergulhos em áreas mais rasas e relaxamento. Embora seja menos conhecida, oferece um ambiente muito mais tranquilo, justamente por ter menos visitantes. Isso a torna perfeita para quem busca momentos de relaxamento sem a muvuca de gente gritando, berrando se movimentando para tudo que e lado!

Recomendação: Leve um livro, uma garrafinha de café, alguma coisinha para comer e passe um dia inteiro lá. Você vai ver como o ambiente é propício para momentos relaxantes, seja durante a semana ou mesmo aos Sábados e Domingos. Vai ser perfeito, garanto para você.
Cultura de Brotas
Mas você acha que Brotas é só turismo de aventura? Na verdade, não. Tem muito mais para conhecer nesta cidadezinha no interior de São Paulo.
Brotas conta com várias fazendas históricas, que agregam muito ao seu conhecimento sobre o Brasil e nossas origens. Imagine conhecer um ambiente que fez parte do ciclo do café durante a imigração europeia – especialmente a italiana e portuguesa. E o melhor, você não precisa colocar a mão no bolso para conhecer esses lugares. Muitas dessas fazendas estão abertas à visitação de forma gratuita, oferecendo uma experiência fora do comum. Imagine passar pelos mesmos lugares que fizeram parte da construção da nossa história há centenas de anos!



Em Brotas, você ainda encontra museus e centros culturais, como o Museu do Caipira, que foca em mostrar o que é o verdadeiro caipira. Afinal, muitas vezes confundimos a cultura caipira com a cultura sertaneja, que são diferentes. O caipira raiz é mostrado na prática dentro do Museu do Caipira, onde você verá artefatos históricos, ferramentas antigas e objetos do dia a dia, entendendo como era a vida de um caipira raiz em Brotas.
Se você quiser algo além da cultura caipira, pode conhecer a Casa da Cultura, que oferece exposições de arte, apresentações teatrais e musicais, além de oficinas culturais abertas ao público. Então, se você busca atividades culturais em Brotas, essas são duas grandes opções: o Museu do Caipira e a Casa da Cultura.
Um destaque é o Festival de Inverno de Brotas, que acontece uma vez por ano (claro, se é um festival de inverno! rs), com apresentações musicais, peças de teatro, dança, feira de artesanato e, é claro, muita gastronomia raiz. Se você quer uma atividade diferenciada para fazer no interior de São Paulo, em uma cidade turística e aconchegante, o Festival de Inverno é uma excelente opção para curtir com a família, amigos ou até mesmo sozinho.

E não podemos esquecer do Brotas Gourmet, um festival gastronômico que celebra a culinária da cidade, expondo pratos típicos da região preparados por chefs renomados. A gastronomia de Brotas se destaca, prezando pela cultura caipira, com comidas deliciosas de fazenda, cheias de sabor.
Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura. Isso significa que, ao visitar essa cidadezinha de pouco mais de 24.000 habitantes, você encontrará muito turismo de aventura. Se você busca um ambiente totalmente aventureiro, Brotas é o lugar certo.



Onde Ficar em Brotas
Como qualquer destino turístico, Brotas oferece várias opções de hospedagem, como hotéis, pousadas, hotéis-fazenda, camping, glamping, resorts e chalés. Minha humilde opinião é valorizar mais a experiência de estadia na cidade, preferindo ambientes naturais.
Hotéis-fazenda são ideais para quem quer contato com a natureza e atividades ao ar livre. Camping e glamping são ótimas opções para aventureiros, embora seja recomendado ter alguma experiência com acampamento, pois é uma opção mais rústica. Chalés são perfeitos para casais, com banheiras de hidromassagem, lareiras e ambientes isolados.

Pousadas são uma opção mais informal e aconchegante, oferecendo conforto, café da manhã e um atendimento mais próximo, muitas vezes direto com os proprietários. As pousadas em Brotas garantem uma estadia confortável e acolhedora.


Separei algumas opções de hospedagem interessantes para você conhecer em Brotas. Dá uma olhadinha nessa lista aqui embaixo e comece a planejar a sua próxima viagem de turismo de aventura em Brotas. Só lembrando que essa é uma das melhores opções para você que gosta de viajar mas não quer gastar muito!
aaaaaaaaa
Espero que tenha gostado dessa opção de turismo aqui no interior de São Paulo!
Um abraço.