Muitas pessoas acabam procurando cidades como Brotas, Ilhabela, Ubatuba, Boituva quando estão interessadas em turismo de aventura e belas paisagens exuberantes para tirar foto, postar no Instagram e registrar momentos inesquecíveis na memória. Mas muitas pessoas também acabam esquecendo daquelas cidades que, mesmo que não estejam a todo momento sendo comentadas, têm um grande potencial turístico e uma diversidade enorme de atrações de lazer para conquistar qualquer fã de aventura. Uma dessas cidades é a cidade de Socorro, no interior de São Paulo.

Socorro é conhecida como uma cidade caracteristicamente voltada ao turismo de aventura e também ao ecoturismo, mas isso não significa que a cidade de Socorro, interior de São Paulo, tenha somente isso como destaque. É claro que estes dois tópicos são aqueles que realmente determinam a característica padrão da cidade, mas existe muito mais coisa para se fazer na cidade de Socorro do que apenas turismo de aventura e é sobre isso que a gente vai falar nesse artigo.

A cidade de Socorro tem aproximadamente 40.000 habitantes e no meio urbano ela não é tão conhecida assim, embora fique próxima de cidades bastante conhecidas como Serra Negra, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela e Monte Sião, esta última no Estado de Minas Gerais. A cidade de Socorro fica a aproximadamente 135 km da capital paulista e apenas a 25 km de uma das cidades mais próximas do sul de Minas. Ou seja, se você quiser fazer aquele bate-volta entre Minas Gerais e Socorro, essa é uma excelente opção turística.

Para você que mora no interior de São Paulo, já dá também para se planejar, afinal de contas 135 km em uma rodovia de qualidade é algo que vai consumir cerca de 1 hora de viagem.

Turismo de Aventura em Socorro, São Paulo

Mas não tem como falar na cidade de Socorro sem explorar, obviamente, toda a parte de turismo de aventura e ecoturismo que são esses os grandes diferenciais da cidade. Então, toma nota para você já colocar no seu itinerário de férias todos os lugares que você tem obrigação de visitar quando for para Socorro.

Parque de Aventura Monjolinho

Esse é com certeza o oásis de toda a família que gosta de turismo de aventura. Afinal de contas, dentro deste parque você vai encontrar diversas opções de lazer como tirolesa, rapel, arborismo, boia-cross e também trilhas maravilhosas no meio de uma vegetação abundante que você só vai encontrar na cidade de Socorro. Apenas algumas recomendações: caso você vá fazer trilhas, o recomendado é escolher dias que não estejam chuvosos e nem com sol muito forte, e também é sempre bom lembrar que repelente e protetor solar são itens essenciais para qualquer trilheiro. Já quanto às crianças, é importante avisá-las para que não interajam com nenhum animal ou planta que seja encontrada no meio das trilhas. Afinal de contas, como trata-se de um ambiente dentro da natureza, nem sempre podemos ter a certeza da segurança nesse contato com animais silvestres e a flora da região.

Gruta do Anjo

Aí vai uma curiosidade pra você: a Gruta do Anjo é uma antiga mineração de quartzo que, com o decorrer dos anos, se transformou em um lindo lago de águas totalmente cristalinas. É de cair o queixo para quem curte algo mais tranquilo e ambientes exuberantes para tirar fotos, passar o dia ou até mesmo se aventurar um pouco usando o pedalinho. A Gruta do Anjo é a opção perfeita. Uma recomendação é levar alimentos para conseguir passar o dia neste local, fazer um piquenique, ler um bom livro, bater um papo gostoso e aproveitar ao máximo o que apenas a Gruta do Anjo consegue oferecer.

Embora esse passeio não seja um dos mais elevados em nível de adrenalina, ele é com certeza aquele que vai mais te marcar devido à exuberância do local. Esse com certeza é mais um itinerário que você precisa colocar na sua lista para quando estiver visitando a cidade de Socorro.

Horto Florestal Municipal

Por se tratar de um horto, então você já deve pressupor a beleza natural que vai encontrar. A parte legal é que você consegue, além de usufruir de todas as trilhas da região, também aproveitar toda a abundância de fauna, flora e os espaços para conseguir fazer um piquenique em família. E sim, o Horto Florestal é um programa muito mais voltado para a família ou casais que procuram um certo nível de aventura, mas com adrenalina mais ponderada.

Cachoeira do Véu da Noiva

O nome por si só já diz muita coisa, não é mesmo? A sua queda faz uma alusão muito clara ao véu de uma noiva e é um local perfeito para quem curte mergulhar, nadar e estar em contato direto com a natureza. Algumas recomendações: é necessário levar repelente, protetor solar e ficar atento às crianças. Afinal de contas, todo ambiente que tem água e pedras acaba sendo um ambiente propício a acidentes. Se você não sabe nadar ou seus filhos não sabem nadar, o recomendado é ficar mais nas beiras do rio decorrente desta cachoeira para evitar qualquer tipo de acidente. O local é perfeito para fazer piqueniques no começo da manhã e finalzinho de tarde. A vegetação abundante em volta propicia sombra em momentos diferentes do dia, tornando a sua estadia turística muito mais empolgante.

Cachoeira do Saltinho

Ela é perfeita para caminhadas curtas e também para o mergulho, obviamente. Afinal de contas, estamos falando de uma cachoeira. Assim como na Cachoeira do Véu da Noiva, é necessário tomar algumas cautelas quanto à profundidade da água e a tromba d’água em determinados locais. Porém, a Cachoeira do Saltinho é totalmente confiável para que você leve a sua família e até mesmo crianças pequenas. A vegetação em torno da região propicia um turismo paralelo voltado àquelas pessoas que não querem ficar apenas mergulhando, mas sim tirando fotos e conhecendo um pouco da fauna e flora que rodeiam a Cachoeira do Saltinho na cidade de Socorro, interior de São Paulo.

Rota das Águas

Foram citadas apenas duas cachoeiras de Socorro no interior de São Paulo, mas existem várias outras cachoeiras que você precisa conhecer. Talvez a escolha da Rota das Águas seja a melhor opção para que você consiga fazer um tour completo por todas as cachoeiras da cidade, aproveitando de verdade tudo o que esse itinerário tem a oferecer. Mas não ache que a Rota das Águas cobre apenas cachoeira. Ela cobre também visita ao Rio do Peixe, à Gruta do Anjo, ao Parque de Aventura Monjolinho e vários outros destinos.

Então, você acaba meio que tendo duas opções: ou você vai de forma individual em cada um desses pontos turísticos ou você escolhe a Rota das Águas para conseguir fazer um tour completo e guiado. É claro que essa opção acaba não sendo gratuita. Você precisa entrar em contato com as operadoras de turismo da região para consultar valores de pacotes para casais, individual ou grupos. Dica para grupos escolares: existe diferenciação de valor. Verifique.

Maria Fumaça

Quem nunca ouviu falar nesse nome, não é verdade? A Maria Fumaça é uma daquelas locomotivas clássicas e charmosas que a gente só vê em novelas antigas e que busca trazer à nossa realidade atual como eram as viagens de trem décadas atrás. No passeio com a Maria Fumaça, é possível ter uma visão panorâmica de toda a região de Socorro. Esse passeio leva algo em torno de 1 hora e os turistas têm a possibilidade, não só de andar dentro de um veículo que fez parte da história do Brasil, mas também de aproveitar as lindas vistas e paisagens naturalmente conservadas ao entorno do itinerário.

Esse passeio não é gratuito e você precisa entrar em contato com as operadoras de viagem da região para ver disponibilidade, realizar agendamento e obter cotações sobre valores para casais, famílias ou grupos. Embora esse turismo não seja tão aventureiro quanto aos outros que foram mencionados anteriormente, pode confiar, um passeio na Maria Fumaça vai deixar memórias marcantes em sua vida devido à riqueza de conhecimento histórico que você vai vivenciar. Vale muito a pena.

Mirante do Cristo

Se a sua busca é por uma visão panorâmica da cidade, com certeza você precisa visitar o Mirante do Cristo em Socorro, interior de São Paulo. Nesse local, você vai conseguir tirar fotos praticamente de 360° de toda a região. Dependendo do local em que você se posicionar, a alvorada e o pôr-do-sol são de tirar o fôlego.

Eventos na Cidade de Socorro

Socorro Rodeo Festival

Se você gosta de rodeio, música sertaneja, roupas e comidas típicas desse estilo, então você precisa reservar a sua ida a Socorro no mês de maio. Esse evento acontece uma vez ao ano, no quinto mês do ano, e atrai turistas e amantes da cultura sertaneja de todo o Brasil. Pode acreditar, esse é um dos eventos mais famosos e completos do segmento sertanejo em nosso país. Fica a dica.

Motor Road Festival

Se você é mais adepto do rodeio sobre duas rodas, então o Motor Road Festival é o evento perfeito para você. Nesse evento, que acontece no mês de junho, é possível ver apresentações de diversos moto clubes que vão à região expor a sua cultura, filosofia e bater muito papo a respeito de aventura sobre duas rodas. Mas não é só isso, o evento é agraciado com uma série de comidas típicas, exposições e, claro, muito ronco de motos.

Festa do Morango

Talvez você não saiba, mas Socorro destaca-se dentro do cenário estadual como uma das maiores produtoras de morango da região. No mês de agosto é feito justamente o festival do morango, ou Festa do Morango, como preferir. Este evento é bastante familiar, conta com diversos tipos de atrações, incluindo barracas de comida e bebida e, claro, muito morango para você se deliciar. Como o evento acontece no mês de agosto, o clima já está bastante ameno, o que deixa a região agradavelmente satisfatória. Se o seu itinerário cobre visitar a cidade de Socorro no mês de agosto, então já deixe agendado para dar um pulinho na Festa do Morango.

O Clima da Cidade

Em geral, a temperatura média anual de Socorro fica em torno dos 19 aos 21°C, ou seja, a cidade é relativamente fria comparada com outras cidades da região ou até mesmo do estado de São Paulo. Esse clima um pouco mais fresquinho combina perfeitamente com alguns dos eventos que foram mencionados anteriormente, como a Festa do Morango e o Socorro Rodeo Festival. Isso não significa que suas visitas às cachoeiras serão prejudicadas. Muito pelo contrário, como estamos tratando de uma temperatura média, em alguns momentos do ano você verá que as temperaturas podem extrapolar a casa dos 25, 26 até 28°C, propiciando aquele cenário perfeito para um mergulho em todas as cachoeiras da cidade de Socorro.

Onde Ficar em Socorro

Socorro conta com uma rede extensa de hospedagens entre hotéis e pousadas. Por ser uma cidade turística e voltada especificamente ao turismo de aventura, a rede hoteleira é bastante estável, ampla, diversificada e maleável a vários tipos de bolso. Ou seja, você poderá encontrar hospedagens que passam de R$800 a diária, mas também encontrará opções a partir de R$100 a diária para o casal.

Mas não ache que você só vai encontrar hotéis e pousadas na região. Muito pelo contrário, você também tem opções de chalés, camping e até hotéis fazenda. Tudo isso para propiciar uma estadia muito mais agradável para você, sua família, seus amigos e toda a galera que vier conhecer a cidade de Socorro, no interior de São Paulo. Dá uma conferida nessas opções de hotéis, pousadas, chalés, campings que eu deixei para você logo aqui abaixo. Tenho certeza que uma delas vai se encaixar perfeitamente naquilo que você precisa.

About Author
marciosantos
View All Articles
Check latest article from this author !
Manaus  

Manaus  

fevereiro 15, 2025
Belo Horizonte – Cidade Jardim  
Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

janeiro 20, 2025

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts